terça-feira, 18 de agosto de 2009

Após o susto de ontem, sinais da economia continuam positivos

Ontem foi um dia de susto nos mercados mundiais. Depois de mais de um mês de calmaria e cenários positivos, a segunda-feira foi marcada por um pânico ligado à superestimação da retomada da economia mundial.
Como em uma manada, os investidores, já escolados pela grande desvalorização do final do ano passado, realizaram seus lucros prontamente, o que fez com que as principais bolsas do mundo fechassem em baixa.
Após um dia de temor, hoje o mercado passou o dia mais estável e, novamente, os sinais de recuperação da economia mundial vieram à tona. Pela manhã, li um pronunciamento do economista-chefe do Fundo Monetário Internacional, que afirmou que, a recuperação econômica mundial começou e pontuou que, para que esse processo continue, Estados Unidos e China têm um papel fundamental.
Como venho comentando há algumas semanas, nossa economia continua dando sinais positivos. O setor de destaque atual é o de construção civil que voltou a registrar crescimento nas vendas de imóveis novos e lucros no segundo trimestre de 2009.
Esse resultado tem uma mão do Governo Federal que, por meio do Programa "Minha Casa, Minha Vida", auxiliou essa recuperação, que ocorreu principalmente nos imóveis destinados à baixa renda.Vamos esperar que a calmaria continue.

Texto do Spot 21 de Economia na Rádio América - AM 1410 veiculado dia 18 de agosto de 2009